Evento comemorativo “Dia Estadual e Municipal da Saúde”

 

No dia 12 de maio é comemorado o Dia Estadual e Municipal do Trabalhador da Saúde, no entanto em Mogi Guaçu a comemoração aconteceu no dia 18, a convite da diretoria do Sindicato da Saúde de Campinas e Região (Sinsaúde), a solenidade realizada na Câmara Municipal com vereadores e o prefeito Walter Caveanha, teve a entrega do diploma “Anna Nery” aos trabalhadores da área, após a solenidade um coquetel recepcionou os convidados em uma noite de gala no Cerâmica Clube.

Entre os homenageados da Santa Casa de Mogi Guaçu estavam Gabriela Setin Gardinalli do departamento administrativo, Geni Vieira da Mota do Apoio e Sandra Maria Ronchi Fogo da Enfermagem. A escolha dos homenageados foi feita através de eleição democrática por todos os funcionários, elegendo os três a receber o diploma.

Além dos funcionários homenageado esteve presente também o administrador do hospital, José Carlos de Carvalho. No total 684 pessoas participaram do evento que foi destinado para associados do Sinsaúde, cada associado teve direito a mais um convidado, além da presença do Prefeito e Vereadores.

Em discurso o prefeito Walter Caveanha, elogiou o trabalho dos profissionais da Saúde de Mogi Guaçu, dando os parabéns pelo dia e pela profissão.

História:

No ano de 1923 foi a criada no Rio de Janeiro a Anna Nery, primeira escola de enfermagem de alto padrão no Brasil. A escola foi criada em homenagem a pioneira no trabalho de enfermagem, Anna Justina Ferreira Nery, que acompanhou os filhos e o irmão durante a guerra do Paraguai em 1864, como voluntária prestando serviços em hospitais de Corrientes, Assunção e Humaitá.
Em 1938 o Getúlio Vargas assinou o Decreto n. º 2.956, que dedica o dia 12 de maio como “Dia do Enfermeiro”, prestando nesse dia homenagem à memória de Anna Nery.

Desde de 2002 várias câmaras aprovaram o dia 12 de maio como Dia Municipal do Profissional da Saúde, em 2004 foi a vez do Estado, sancionando a Lei 11.665, dedicando a todos os profissionais da saúde do Estado de SP, o Dia Estadual do Profissional da Saúde. Desde então, a assembleia legislativa realiza todo mês de maio uma homenagem aos trabalhadores da área.

IMG_4043 IMG_4049 IMG_4060 IMG_4068 IMG_4069

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *