Sobre

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Guaçu foi fundada em 22 de novembro de 1913. A ideia de criar o hospital partiu dos guaçuanos Benedito de Paula Bueno, Agenor de Carvalho, João Bueno Júnior, Benedito Gonçalves Pennaforte e Hermínio Bueno. Cansados de ver a população buscar atendimento médico-hospitalar na vizinha Mogi Mirim, se uniram em uma comissão e, no dia 30 de novembro do mesmo ano (1913), concretizaram em uma assembleia a criação da Santa Casa de Mogi Guaçu.

No início, os primeiros atendimentos prestados se restringiam a cama e comida e eram voltados a pacientes que não tinham condições financeiras. Algum tempo depois, o médico José de Seixas Pereira, o primeiro médico da Santa Casa, começou a atender gratuitamente os doentes internados, e com o crescimento da cidade, os médicos Waldomiro Girard Jacob e César Girard Jacob se uniram a ele, e também trabalharam de forma voluntária. Hoje, o hospital tem um corpo clínico com mais de 100 médicos e é considerado um patrimônio da comunidade guaçuana no setor de saúde.

A missão da entidade é manter o atendimento com responsabilidade social, sempre visando o futuro e os avanços tecnológicos. Assim fortalecemos o nosso compromisso com a população guaçuana e regional que nunca deixaram de ser atendidas nos casos de média e alta complexidade.

PROVEDORES DA SANTA CASA DE MOGI GUAÇU DESDE 1950 - FUNDAÇÃO: 1913

Altino Martini = 1950 / 1952 a 1955

Filho do senhor Luiz Martini (fundador da Cerâmica Martini). Foi prefeito de Mogi Guaçu por duas vezes e inaugurou o 1º serviço de água na cidade, em 1952. O fato tornou-se um marco histórico de Mogi Guaçu e enalteceu o nome de Altino Martini.

Nelson de Paula Bueno = 1951

Era agricultor e também um político ativo na cidade. Foi presidente da Câmara Municipal guaçuana e prefeito de Mogi Guaçu. Em 1972, seu filho Carlos Nelson Bueno também segue a mesma trajetória política do pai ao ser eleito prefeito de Mogi Guaçu.

José Franklin Silva = 1956

Conhecido como “Seu Zequinha”, ele era comerciante. Além de ter um armazém, também foi dono da 1ª papelaria de Mogi Guaçu. Aposentou-se como escrivão de polícia. Foi vereador e presidente da Câmara guaçuana.

Antônio Giovani Lanzi = 1957 a 1958

Empresário, “Nico Lanzi” como era conhecido, foi vereador de Mogi Guaçu, vice-prefeito e prefeito. Coube a ele a construção do 2º serviço de água da cidade, da ponte de concreto (atrás da Igreja Matriz) ligando a região central à Vila Paraíso, da praça da Capela e da Av. 9 de abril. Foi funcionário da Cerâmica Armani e proprietário da Cerâmica Ypê que, anos mais tarde, se tornou a atual Cerâmica Lanzi.

Antônio Mello Filho = 1.959 a 1966

Era fazendeiro e foi funcionário federal, quando atuou como inspetor de leite na Usina Leco, em Mogi Guaçu. Em 1959, foi nomeado provedor da Santa Casa e organizou campanhas imensas, quermesses, rifas, sorteios e conseguiu, assim, dar início à construção do atual prédio da Santa Casa guaçuana. À época, Totó – como era conhecido – foi o responsável pelo assentamento do 1º tijolo da sede da instituição.

Ricardo Artigiani = 1966 a 1967

Foi funcionário da histórica Companhia Mogiana e depois tornou-se comerciante. No bairro da Capela, ele tinha um bar que era, praticamente, ponto de encontro na cidade. Gostava muito de escrever e era participativo na vida pública. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Mogi Guaçu deixando um legado importante para a política local.

Dr. Abrão Nohra = 1968 a 1969 / 1986

Era de Espírito Santo do Pinhal, mas fez toda sua carreira médica em Mogi Guaçu onde trabalhou durante muitos anos. Atuou como médico na antiga “Maizena” (atual Ingredion). Foi um dos mais renomados médicos da cidade e seu legado continuou sendo lembrado pelo seu filho Antônio Abrão Nohra Neto.

Dr. Marajoara Ramos = 1970 a 1971 / 1974 a 1977

Sem militância política, foi um dos médicos de maior destaque em Mogi Guaçu. Clínico Geral, Anestesista, também tornou-se cirurgião renomado e de muita credibilidade junto à população. Muitos médicos que ainda atuam em nosso meio tiveram o “Dr. Jarinho” como grande “professor”. Seu nome é tido como um dos mais queridos e respeitáveis em toda Mogi Guaçu.

Dr. Tabajara Ramos = 1972 a 1973

Médico que dedicou sua vida integralmente à Medicina. Começou atuando como Pediatra e, mais tarde, especializou-se também em Ginecologia e Obstetrícia. Muito conceituado na cidade, Tabajara Ramos era um cidadão extremamente discreto. Após sua morte, seu nome foi dado ao Hospital Municipal de Mogi Guaçu numa justa e merecida homenagem pelos serviços prestados ao Município.

Dr. Eitel Falsetti = 1978

Médico de destaque em Mogi Guaçu, ele foi um dos mais solicitados pela população que buscava a garantia do bem-estar. Tanto é que seu nome tornou-se título de Honraria pela Câmara Municipal guaçuana em reconhecimento à aplicação da Ciência Médica na promoção da saúde.

Luiz Gonzaga Lanzi = 1979 a 1985

Luizinho Lanzi – como era conhecido – foi um dos mais importantes empreendedores de Mogi Guaçu e contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade, além de ser um dos empresários mais influentes da região.

Benedito D’Arcádia = 1987 a 2016

Era contador do Departamento Financeiro da Cerâmica Mogi Guaçu. À época, ocupava posição de destaque nessa empresa, onde alcançou o cargo de Diretor Comercial e se aposentou. Permaneceu à frente da Santa Casa como Provedor por 30 anos conquistando o carinho, o respeito e o reconhecimento da população de Mogi Guaçu.

Dr. Antônio Abrão Nohra Neto = 2016 a 2017

Médico especialista em Anestesiologia e Medicina do Trabalho, ele é fundador e conselheiro da Unimed Regional da Baixa Mogiana, da qual também foi superintendente. Já atuou em vários cargos da Unimed Intrafederativa Centro Paulista e da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo. Foi secretário municipal de Saúde em Mogi Guaçu e Diretor de Atenção à Saúde, da CNU (Central Nacional Unimed).

Romildo Fontaniello = 2018 a 2022

Enfermeiro aposentado, teve na Santa Casa de Mogi Guaçu seu primeiro emprego na área da saúde. Também trabalhou na Refinações de Milho Brasil (atual Ingredion) e foi presidente do CAC (Centro de Atendimento à Criança). Assumiu a função de Provedor da Santa Casa tendo como principal tarefa reestruturar todas as finanças da instituição bem como o prédio da Santa Casa. Para isso, nomeou Aldomir Arenghi para ajudá-lo nessa missão. Respeitado pela classe política e pelos empresários, Romildo vem conquistando, aos poucos, a abertura necessária para manter em pé a maior instituição de saúde de Mogi Guaçu e região, a nossa Santa Casa.

DIRETORIA
Provedor – Romildo Fontaniello
Vice Provedor – Carlos Augusto dos Santos Borges
Diretor Tesoureiro – José Maria Marcelo
Diretor Secretário – Marcos Porto de Oliveira
Diretor de Patrimônio – Reynaldo Luís Lucon

CONSELHO FISCAL
Presidente – Caio Albino de Souza
Membro – José Carlos Romani
Membro – Roberto Antonialli Júnior

SUPLENTES MESA
DIRETORA 1º Vice Provedor – Antonio Abrão Nohra Neto 2º
Vice Provedor – Wilson Roberto Rosa Diretor
Tesoureiro – Cláudio Miranda Leal Diretor
Diretor de Patrimônio – Thiago Emílio Marconi

SUPLENTES CONSELHO FISCAL
Presidente – Fernando Tito Mota
Membro – José Heitor Vallim Rua
Membro – Cristiane Franco Floresi de Oliveira