Santa Casa tem novos projetos para captar recursos

Diante de um desequilíbrio financeiro, a Santa Casa vai iniciar neste ano, projetos que visam captar recursos. Isso porque, as verbas federais, estaduais e municipais não suprem totalmente as despesas do hospital. Como foi dito na matéria anterior, o SUS (Sistema Único de Saúde) manda uma verba mensal de R$ 2 milhões para o hospital, mas esse valor cobre apenas 60% dos custos, o que resulta em um déficit de 40%. Por essa razão, a ideia é conseguir aumentar a arrecadação mensal com o apoio comunitário.

A primeira ação está relacionada à conta de água de cada cidadão. O hospital vai mobilizar a cidade com campanhas publicitárias para conseguir pessoas que queiram ajudar mensalmente através da fatura. Quem quiser doar vai escolher qualquer valor e todo o mês esse montante será adicionado à conta, é uma forma simples e automática de qualquer pessoa contribuir. As doações serão integralmente destinadas à Santa Casa.

O projeto vai acontecer em parceria com o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e de acordo com a lei n° 4.957, de 22 de Junho de 2015, que permite a forma de doação. Uma equipe identificada e preparada vai sair às ruas, de bairro em bairro, para fazer as abordagens nas casas e pedir a doação. Quem for doar vai assinar um documento que autoriza o Samae a acrescentar o valor escolhido na conta de água. É importante ressaltar que a equipe que vai trabalhar na captação de doadores vai estar identificada com o logo da Santa Casa, e estará preparada para explicar todo tipo de dúvida. Qualquer pessoa que sentir desconfiança em relação à equipe poderá entrar em contato com o hospital pelo telefone 3861-1313, no ramal 906. Vale lembrar que toda pessoa que escolher essa forma de ajuda vai ter à sua disposição a transparência do destino do dinheiro, ou seja, vai saber como a sua doação é utilizada no hospital.