Solidariedade transforma a pediatria

A reforma da Pediatria é um sonho antigo de muitos profissionais e sempre foi uma reivindicação de que fosse adaptada à criança, explica o médico pediatra e pneumologista pediátrico, André Rovigatti. “Entendemos que uma reforma era primordial no atendimento e traria um impacto importante na melhora dos pacientes. A partir do momento em que o paciente está em um ambiente mais adequado, a recuperação é muito mais rápida, gera menos gastos para o hospital porque o paciente fica menos tempo internado”.

Há um ano e meio esse sonho passou a ser sonhado também por outras pessoas. “Tive a honra de ser convidado a fazer parte do grupo chamado Associação Fraternal e tivemos como meta a reforma de um quarto”, relembra o médico. O advogado Ricardo Nassa estava na primeira reunião do grupo quando surgiu a ideia de reformar a pediatria. “Foi uma ação atrás da outra e a sociedade foi correspondendo. Todos com a mesma vontade de que algo acontecesse, essa vontade transformada em ação fraternal existe na maior parte das pessoas. Depois que terminarmos os 12 quartos, que esse grupo continue e que consigamos transformar a sociedade”. O grupo Ação Fraternal se reúne semanalmente na Paróquia São José Operário para debater ajudas para a Santa Casa.

Com o estímulo do grupo, empresários doaram o projeto arquitetônico feito pela Casa & Ambiente. Outra ajuda veio do deputado federal Capitão Augusto, que destinou uma verba de R$ 100 mil que está sendo usada na reforma dos quartos. Houve o apoio da sociedade e foram arrecadados o dinheiro de 2 mil pizzas e mais doações. “Pensamos: porque não ir mais além? E tivemos a ousadia de sonhar com a reforma da pediatria inteira”, contam Rovigatti e Nassa. O grupo então organizou uma feijoada. Com o valor dessa ação o grupo resolveu multiplicar o dinheiro. Um carro foi comprado, um modelo Fox, e está sendo rifado. “Já passamos a meta de dobrar o valor do carro e não paramos por aí. Fizemos um rodízio de pizza com o parceiro Big Boca e com o arrecadado lá fizemos a manutenção  do carro, pagamos seguro, combustível”, explicam Rovigatti e Nassa .  A rifa vai ser aberta no dia 9 de dezembro. Outro sonho que se tornou realidade foi uma grande festa temática com apoio do Espaço Genesis, com buffet RR Gourmet, a banda Diva Drive, Sr. Brigadeiro e outros parceiros que ajudaram com o som, iluminação e bebidas. “Ninguém faz nada sozinho. Vontade a gente tem e a Santa Casa merece. E, que essa reforma toque o coração dos médicos e outros profissionais e que estes retornem à Santa Casa que foi o berço de todos na cidade”, pontua Rovigatti. A reforma compreende não só os quartos, mas otimização da sala de urgência e representa dignidade para o corpo de enfermagem que ganhará uniformes e um novo ambiente de trabalho. Os quartos terão, TV, ar condicionado, equipos de oxigênio, ar comprimido, pedestais de soro e outros aparelhos. Um quarto já está totalmente reformado e com novo mobiliário. Cada quarto custou aproximadamente R$ 32 mil, com troca de pisos, revestimentos e camas modernas. “Será uma ala pediátrica de excelência  na região”, reforça o médico. A obra foi iniciada em fevereiro. Atualmente outros dois estão em reforma. O sonho, que não se sonha sozinho, como pontua Rovigatti, é poder inaugurar todos os quartos até o final deste ano, durante as comemorações dos 105 anos da nossa Santa Casa.