SIPAT 2018 – Prevenção de acidentes

Julho foi o mês voltado aos cerca de 580 funcionários da Santa Casa. Foram dias de conscientização para comportamentos de segurança no trabalho, da promoção da saúde e qualidade de vida. A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) foi realizada entre os dias 16 e 18. Foi coordenada por membros da gestão 2017/2018 da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

No dia 16, a enfermeira Ana Cláudia S. S. Franceschini ministrou palestra motivacional sobre como se sentir bem para atender e cuidar das outras pessoas e contou com a participação musical de Clélia M. Pereira. Manter uma rede de familiares e amigos de confiança é fundamental nas situações em que precisam desafogar sentimentos desagradáveis.

No dia 17, o tema “Ações preventivas no ambiente de trabalho” foi exposto pela enfermeira Andréa Thomann e, ao final, a escriturária Nelza Maria Savino e a nutricionista Andréa Mendes Martini apresentaram uma peça teatral. O objetivo foi abordar os tipos de riscos à saúde no ambiente de trabalho e alguns fatores que facilitam os acidentes, como a desatenção, o ‘estado de espírito’ e a falta do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Andréa Thomann também deu algumas orientações para diminuir o risco de contaminação biológica, muito comum na área da saúde.

Encerrando a SIPAT, no dia 18, o enfermeiro Gildo Martinho de Araújo palestrou sobre “Determinação e inteligência: fatores para o sucesso”. Ele comentou como é possível usar a  Inteligência emocional para separar a vida profissional e pessoal. Sem esse equilíbrio, o funcionário não consegue trabalhar com todo seu potencial. Conquistar o sucesso está diretamente ligado não ao que acontece, mas como reagimos a essas situações.

8 9 10

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *